O que é o PET?
O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa governamental nacional, mantido pelo Ministério da Educação e regido pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010.
O que é o PET Geologia?
Criado em 1992, é um grupo de alunos do curso de Bacharelado em Geologia da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação de um professor tutor, que tem a missão de estimular a aprendizagem ativa por meio de vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação.
Nossa Missão
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente como Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social dos participantes. O Programa é pautado nos três pilares fundamentais da educação: ensino, pesquisa e extensão e o PET Geologia realiza atividades que pretendem manter uma interdisciplinaridade entre esses três pilares.
Nossas Atividades
- Realização de pesquisas de iniciação científica por meio de produção de monografias individuais e com tema escolhido pelo petiano, orientado por um professor da universidade e coorientado pelo tutor do grupo PET Geologia;
- Projeto de extensão "Pedra sobre Pedra: Construindo o Conhecimento em Geociências", que visa divulgar conhecimentos de geologia e geociências em geral em grupos sociais exteriores à universidade, com foco em crianças e jovens;
- Organização da Feira de Cursos e Profissões da UFPR;
- Plantão PET: monitorias fora do horário de aula que visam ajudar os graduandos do curso, ministradas por petianos com afinidade nas disciplinas oferecidas;
- Organização de palestras sobre diversos temas geológicos visando o público interno da universidade;
- Leituras e discussões de livros, textos e filmes sobre temas que diferem da geologia, com o objetivo de estimular o senso crítico dos petianos e complementar a formação acadêmica;
- Visitas culturais a museus, shows e teatro, bem como outras atividades sociais entre os petianos fora de horário de reuniões, com o objetivo de aumentar a interação entre os membros do grupo e complementar a formação acadêmica.