Geologia UFPR

A Geologia é a ciência que estuda os processos naturais internos e externos que modificam o nosso planeta, visando à extração e utilização dos recursos minerais de maneira adequada e com menor impacto ambiental. O geólogo é o profissional mais apto a realizar estas tarefas. O curso de Geologia, único no Estado, apresenta um elenco de disciplinas introdutórias de Matemática, Química, Física, Estatística, Geologia Geral e Mineralogia que servirão de base para disciplinas específicas de formação de Geólogo.

O Curso

Com duração de cinco anos, o Bacharelado em Geologia é um curso essencialmente prático, projetado com uma elevada carga horária de atividades práticas em trabalhos de campo e nos laboratórios do Departamento. A partir do segundo ano de graduação, o aluno já pode realizar o estágio obrigatório em empresas do ramo, indispensável para a sua formação. Durante o curso existe a oportunidade de participar de uma ampla gama de atividades extracurriculares como pesquisa e ensino, com o auxílio de bolsas dos projetos desenvolvidos pelos professores.

O curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná baseia-se em matérias básicas como Química, Física e Matemática para o desenvolvimento da gama de disciplinas direcionadas à formação do conhecimento geológico como: Mineralogia; Petrologias Ígnea, Sedimentar e Metamórfica; Geoquímica; Geofísica; Paleontologia; Geologia Econômica; Hidrogeologia; Geologia Estrutural; Fotogeologia; e Geotecnia.


Trabalho de campo em Diamantina, Minas Gerais.
Foto: Bruno Nagalli.

Reforma Curricular em 2010

Em 2011 ocorreu uma importante mudança na grade de disciplinas do curso, com a implantação do novo currículo. Entre as diversas modificações realizadas na estrutura curricular, pode-se citar a inserção das disciplinas obrigatórias de Geologia Ambiental, Geoprocessamento e Trabalho de Conclusão de Curso (individual), além da criação de diversas outras disciplinas optativas. 

Rotina e Perfil

Compõem a rotina do acadêmico de Geologia e futuro profissional: atividades em laboratório e escritório e muitos estudos em campo, essenciais para o pleno desenvolvimento de um trabalho geológico. A busca constante por conhecimento é muito importante para um geólogo, bem como sua capacidade de interligar e correlacionar a teoria com a prática.

É importante ter disposição para viajar e ter facilidade e flexibilidade com relacionamentos interpessoais, pois seu trabalho é quase sempre em equipe. Sendo o geólogo muitas vezes, o coordenador dos projetos em campo, deve estar apto a tomar decisões e adaptar-se a situações imprevistas. Observação, curiosidade, organização e criatividade completam o perfil de um geólogo.


Aula de campo de Petrologia Sedimentar no Estado de São Paulo.
Foto: Giovana Marques da Cruz.

Mercado de Trabalho

A demanda por geólogos tem aumentado nos últimos anos. Hoje o profissional não atua apenas no ramo da mineração, mas também em Hidrogeologia, Planejamento Urbano, Preservação e Recuperação Ambiental, estudos de processos costeiros e prevenção de desastres naturais.

Atividades como Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento estão em ascensão, assim como diversas outras áreas que surgem pela interdisciplinaridade da Geologia com outras ciências, como a Geologia Médica. A área de pesquisa também é muito ampla, possibilitando trabalhos com Petrologia, Mineralogia e Paleontologia.


Visita técnica da disciplina de Geologia Econômica na Mina do Pico, Minas Gerais, uma propriedade da Vale S.A.
Foto: Alunos.

Informações Complementares

O curso tem duração de cinco anos e é desenvolvido em turno integral, sendo o primeiro ano no período vespertino. São oferecidas 33 vagas, sendo 26 vagas disponíveis pelo Vestibular Tradicional da UFPR e 7 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O curso é desenvolvido no Campus III - Centro Politécnico, localizado no bairro Jardim das Américas, zona leste de Curitiba.

Dúvidas podem ser sanadas pelo endereço eletrônico curso.geologia@ufpr.br e também pelo site do DEGEOL: www.geologia.ufpr.br.

O PET Geologia terá o prazer de responder às suas perguntas pelo endereço eletrônico: petgeo.ufpr@gmail.com.