quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mapa Tectônico da América do Sul é finalizado

A versão final impressa da segunda edição (1ª de 1978) do Mapa Tectônico da América do Sul, na escala 1:5.000.000, foi apresentada, em fevereiro deste ano, durante a Assembleia Geral da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) em Paris.

Nova versão do Mapa Tectônico da América
do Sul, escala 1:5.000.000

 A execução contou com o apoio técnico e financeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Serviço Geológico da Argentina (SEGEMAR), utilizando modernos parâmetros da cartografia digital, sob a égide da CGMW e da Associação Ibero-Americana de Serviços Geológicos e Mineiros (ASGMI). A elaboração envolveu uma extensa análise de dados coletados em diferentes países sul-americanos, posteriormente atualizados e ajustados, contando ao todo com a participação de meia centena de colaboradores sul-americanos, tanto de universidades, quanto de serviços geológicos. Importante contribuição também foi dada pela Petrobras.
As atividades se iniciaram em 2004 sob a direção dos professores Umberto G. Cordani, da Universidade de São Paulo, e Victor Ramos, da Universidade de Buenos Aires. 
O primeiro passo para permitir a execução do projeto foi a realização de uma nova base geográfica georreferenciada da América do Sul em WGS-84, através da utilização de imagens LANDSAT-TM e SRTM, que será utilizada também em outros projetos similares sul-americanos.


Professor Umberto Cordani em apresentação do
Mapa Tectônico da América do Sul


A publicação está prevista para o segundo semestre deste ano, em versões digital e impressa. A versão impressa (off-set) será realizada com suporte financeiro da UNESCO. Futuramente deverá integrar o Mapa Tectônico do Mundo a ser elaborado pela CGMW.

Jorge Tápias (Colômbia), Lêda Fraga e Carlos Schobbenhaus
(CPRM), membros da Comissão da CGMWF


Fonte: http://cprmblog.blogspot.com.br