sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mapa de gravidade em 3D mostra Terra em formato de batata

Geóide apresentado pelos pesquisadores da ESA, modelo de estudo da gravidade ao redor do globo. 
Foto: Divulgação

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) apresentaram um geoide (forma física do planeta) que não é precisamente redondo. Sua forma irregular faz lembrar o formato de uma batata.

No modelo de geoide, os pesquisadores ilustraram o efeito da gravidade ao redor do globo. Nas áreas onde a gravidade é mais forte, a cor é amarela, nas regiões onde a gravidade é mais fraca, a cor é azul. Clique aqui para ver a animação da ESA.

Para obter essa representação, foram reunidos os dados enviados nos últimos dois anos pelo satélite GOCE, da ESA.  O estudo inédito da gravidade da Terra foi apresentado nesta quinta-feira (31), durante a conferência Fourth International GOCE User Workshop, na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.

O modelo de geoide apresentado pela agência considerou a gravidade do planeta sem levar em conta a ação das marés e correntes oceânicas. Ele é referência na medição da movimentação dos oceanos, as mudanças do nível do mar e o derretimento das calotas polares.

Os mais de 12 meses de dados coletados pelo satélite GOCE - lançado em março de 2009 - poderão servir para análise da estrutura interna da Terra, como a formação de terremotos. Satélites não conseguem identificar a movimentação das placas tectônicas, mas os tremores deixam uma espécie de rastro, de acordo com a ESA, que podem ajudar a compreender como acontecem os terremotos e, talvez, prevê-los.
Fonte: National Geographic Brasil.