domingo, 11 de março de 2012

Geólogos encontram mineral lunar no solo australiano

Uma equipe de pesquisadores identificou amostras de tranquillityita, um mineral que até agora só tinham encontrado na Lua. O achado, publicado na revista científica Geology, aconteceu em seis localidades diferentes do oeste da Austrália.

A tranquillityita foi descoberta pela primeira vez nas rochas basálticas coletadas pelos astronautas da Apollo 11 em sua missão lunar no Mar da Tranquilidade. Até agora o mineral só havia sido encontrado na lua e em meteoritos procedentes dela, mas não na superfície terrestre.




Esta substância de cor marrom avermelhado é composta fundamentalmente de ferro, silício, zircônio, titânio e pequenas quantidades de elementos mais raros como o ítrio. Há bastante tempo os geólogos procuravam tranquillityta nas rochas terrestres, pois a análise dos isótopos radioativos que contém poderia servir para determinar com exatidão a idade das rochas nas quais se forma.

Encontrar o mineral em várias localidades da Austrália fez os cientistas pensarem que este é mais freqüente do que se pensava. No entanto, devido a seu pequeno tamanho (os fragmentos encontrados são de 150 micrômetros de comprimento, o que equivale a espessura de um fio de cabelo humano), a tranquillityta passa desapercebida facilmente na maioria das análises geológicas. Ademais, o mineral poderia ser relativamente instável nas condições terrestres, já que encontra-se exposto à ação da água, oxigênio e organismos vivos que podem modificá-lo.

Fonte: http://www.ndig.com.br/item/2012/01/encontrado-um-mineral-lunar-na-terra Jan/2012