domingo, 26 de maio de 2013

Vênus, Júpiter e Mercúrio alinhados no céu prometem show celestial no fim de semana


Sem títuloss
O pôr do sol do dia 26 de maio será muito especial. Nessa data, no final do dia, logo após o pôr do sol, os planetas Vênus, Júpiter e Mercúrio irão se reunir no crepúsculo, durante o desvanecimento da luz do dia para formar um triângulo brilhante de apenas três graus de largura.
O evento é tão fantástico que poderia mesmo ter uma releitura mais filosófica. Na qual se reuniriam os meio-irmãos Afrodite (Vênus) e Hermes (Mercúrio), respectivamente deusa da amor e sexualidade e o deus da fertilidade e da divinação, sob os olhos de Zeus (Júpiter), pai dos deuses.
Os dois planetas mais brilhantes dos céus noturnos ficarão bem próximos um do outro, Vênus e Júpiter (Afrodite e Zeus) bailam juntamente com Mercúrio (Hermes) bem próximos à linha do horizonte oeste.
Alinhamento Vênus, Júpiter e Mercúrio - Blog Victoralm
Conjunções triplas são relativamente raras, segundo a Nasa. A última foi em maio de 2011 e a próxima não ocorrerá antes de outubro de 2015. ”Essa (conjunção) tripla é especialmente boa porque envolve os três planetas mais brilhantes do céu escuro em maio”, afirmou a agência espacial dos Estados Unidos em sua página na Internet.
A formação deve ser visível mesmo em locais com cidades bastante iluminadas. Astrônomos sugerem aos observadores do céu que deixem Vênus e Júpiter serem o seu guia. Quando o céu escurecer, os planetas serão visíveis a olho nu.
“Eles realmente brilham tão intensamente que você pode confundi-los com um ou dois aviões se aproximando com as suas luzes de pouso ligadas”, escreveu a revista StarDate, da Universidade do Texas, em seu site.
No domingo, o Mercúrio formará o topo do triângulo. Na segunda-feira, Vênus e Júpiter vão estar lado a lado, a menos de 1 grau de distância. “Depois disso, Vênus e Mercúrio vão continuar subindo mais alto no céu escuro, enquanto Júpiter cai em direção ao sol”, disse a StarDate.


Fonte: Science.nasa , Stardate