sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chuva de meteoritos pode ser observada durante esta quinta e sexta no PR

Fenômeno acontece depois que fragmentos de um asteroide se desprenderam pelo descongelamento de parte do corpo celeste





Uma chuva de meteoritos deve provocar um espetáculo no céu de todo o Paraná nesta quinta (13) e sexta-feira (14). Fragmentos de um asteroide, chamado 3.200 phaethon, entram na órbita da terra e provocam uma “chuva” de estrelas cadentes. O fenômeno poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do planeta no qual seja possível enxergar, à noite, a constelação de Gêmeos. Claro, se o tempo não estiver nublado.
O físico-astrônomo Dietmar William Foryta, do departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que objetos como o asteróide, no espaço, deixam para trás alguns fragmentos. “É como se nós assoprássemos um monte de poeira”, compara o físico, “sempre fica um resíduo para trás”.

Foryta explica que os asteroides, como o 3.200, sofrem a ação de diversas forças, como a gravidade de outros corpos e a própria radiação de estrelas. Segundo ele, isso justifica o fenômeno, já que o corpo estelar sofreu descongelamento com a ação do sol, o que causou o desprendimento de partículas.
“Será um evento de média intensidade, devemos poder observar entre 120 e 160 visões por hora. São “estrelas” que de repente saem correndo e brilhando, chega a ser parecido com uma agulha bem curtinha. Tive o prazer de ver ocorrendo em Minas Gerais e é realmente muito bonito de ver”, conta o cientista.
Quem quiser presenciar a chuva de estrelas cadentes deve levar em conta que quanto mais longe dos centros urbanos, mais fácil será para enxergar. E aconselha: “Se ficar olhando pra cima, vai cansar o pescoço. Então, melhor que se deite”, brinca.

Outro conselho fundamental, segundo o professor, é a perseverança dos observadores do espaço. “De repente você fica um tempo sem ver nada, mas logo em seguida vê muitos desses meteoritos, depois para”, previne. Não desistir na primeira tentativa é o maior segredo para ampliar a chance de presenciar o acontecimento que rouba a cena nas noites desta quinta e sexta-feira (14).
E para os preocupados de que este pode ser o início do fim do mundo, um alívio. O professor da UFPR alerta que não há qualquer risco decorrente da chuva de meteoritos. “É apenas bonito de ver”, tranquiliza.

Como se localizar

(Tatiane Salvático)
 
O fenômeno vai ocorrer na região da Constelação de Gêmeos. A dica do professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Marcos Neves é se deitar com os pés voltados para o norte. Segundo ele, a chuva de meteoros estará a Nordeste das Três Marias, que formam o cinturão da Constelação de Orion.
“Fique no escuro, não ofusque a visão olhando para o celular, notebook, lanterna ou qualquer fonte de luz. Os olhos precisam de pelo menos 20 minutos para as pupilas se adaptarem à escuridão”, orienta o físico Newton Florêncio, do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina.

Fonte: Gazeta do Povo