quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reserva de petróleo é encontrada no espaço



Astrônomos do Instituto Max Planck, da Alemanha, detectaram recentemente uma provável reserva de petróleo espacial. Foi identificado no centro da nebulosa Cabeça de Cavalo, moléculas interestelares de CH3+, um tipo de hidrocarboneto que compõe o petróleo e o gás natural.

A nebulosa está a 1400 anos-luz da Terra e fica na constelação do Órion e a reserva de hidrocarbonetos em seu interior tem aproximadamente 200 vezes a quantidade de água na Terra, segundo a revista Astronomy e Astrophysics, uma das possíveis explicações para essa elevada taxa de hidrocarbonetos é a proximidade da nebulosa de uma estrela maciça e o petróleo surgiria assim, da fragmentação de moléculas gigantes, os PAHs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos).
Os PAHs sofrem uma espécie de erosão pela radiação ultra-violeta, se desintegrando e dando origem a uma grande quantidade de pequenas partículas de hidrocarbonetos.

A descoberta revela que a região é uma espécie de refinaria cósmica e pode trazer uma grande revelação à comunidade científica, trazendo a hipótese de que esse tipo de óleo pode ter origem mineral ao invés de fóssil oriundo da degradação da matéria orgânica.


A nebulosa Cabeça de Cavalo é visível no céu noturno da Terra, e é uma dos objetos mais fotografados e estudados do Cosmos, assim a equipe realiza o estudo químico da Cabeça de Cavalo com um radiotelescópio de 30 metros de diâmetro do Instituto de Radioastronomia  Milimétrica, na Espanha.


Fonte: Revista Galileu, acesso: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI325269-17770,00.html