terça-feira, 4 de setembro de 2012

Meu Paraná descobre os mistérios da Rota do Ouro em nosso estado

O Programa Meu Paraná, exibido dia 25, apresentou a História da Era do Ouro em terras paranaenses, mostrando a importância do nosso estado nos primórdios da busca dos portugueses pelo metal precioso no Brasil.



Do litoral para o interior, o avanço dos garimpeiros contribuiu com o desenvolvimento do país, quando a área do Paraná ainda pertencia à Província de São Paulo. A história foi contada pelo geólogo Gil Pierkarz.

Na visita feita à Trilha do Ouro, caminho turístico localizado em Campo Magro, foi apresentado como os primeiros garimpeiros trabalhavam para encontrar ouro nos rios. Em seguida, foi feito um passeio nas ruínas de uma mina, na região de Curitiba, de onde já foi extraido muito ouro em tempos atrás.

Reportagem completa em:
Meu Paraná - Rota do ouro (parte 1)
Meu Paraná - Rota do ouro (parte 2)

Modificado de: http://redeglobo.globo.com/rpctv/noticia/2012/08/meu-parana-descobre-os-misterios-da-rota-do-ouro-em-nosso-estado.html